Risco Não Sistémico

O risco não sistémico, como o próprio nome indica, é um risco que não está relacionado com o sistema como um todo. No entanto, é um risco que tanto pode afetar uma única empresa como um setor de atividade inteiro.

Vamos focar-nos no risco não sistémico que afeta em particular uma única empresa, ou seja, o risco decorrente de fatores próprios e específicos da cada organização. Por exemplo, se uma empresa está muito dependente de um número reduzido de clientes, e por alguma razão perde um desses clientes, a empresa enfrentará grandes dificuldades, assim como também nós, os acionistas, muito provavelmente, iremos ver o valor das nossas ações se deteriorar. Mas, o facto de esse problema ter acontecido, não vai trazer impacto para as outras empresas, nem para o setor onde essa empresa se insere. Assim, o risco de perder um cliente importante é não sistémico, porque envolve apenas a empresa. É precisamente por esta razão que conseguimos diminuir (e não anular) o risco não sistémico.

Se quiser obter informações mais detalhadas sobre este termo recomendamos que leia o artigo: Risco Sistémico e Não Sistémico

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *